Arquivos da categoria: Desafios

inovaEja

Tocantins alcança 3ª colocação em prêmio nacional do Projeto InovaEJA!

08/07/2016

01/07/2016 – Núbia Daiana Mota

Foi com uma proposta de formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que o técnico da Secretaria e Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), André Ribeiro de Gouveia, conquistou a 3ª colocação no Prêmio Ideia do Projeto InovaEJA promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, participaram da chamada pública 649 participantes de todo o país e 466 propostas foram apresentadas.

A sugestão do educador tocantinense é baseada na Metodologia da Problematização, fundamentada em princípios filosóficos de Paulo Freire. “Nossa intenção inicial foi contribuir para a elaboração da nova política de Educação de Jovens e Adultos apresentando a sugestão de capacitação para os professores que leve em conta os saberes empíricos e científicos. Foi uma grata surpresa ver nossa proposta integrando o documento base que irá nortear a EJA nos próximos anos”, relata André.

Para a gerente da EJA da Seduc, Nelzirée Venâncio da Fonsêca, o resultado ratificou o empenho do setor nas contribuições para a construção da nova política da EJA. “Para nossa equipe é uma satisfação muito grande ter alcançado essa colocação nacional, pois evidenciou o trabalho constante da Seduc em melhorar a qualidade do ensino ofertado na EJA. Saber que a proposta do Tocantins fará parte da política nacional desta modalidade de ensino é motivo de orgulho”, frisa.

InovaEJA

O InovaEJA é uma ferramenta digital que integra o sistema colaborativo implementado pelo MEC para a elaboração de políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos. Por meio da Plataforma, educadores, técnicos das escolas e das Secretarias de Educação e comunidades escolares participam, com propostas e compartilhamento de experiências, da construção e do fortalecimento da EJA.

A partir das contribuições serão realizadas audiências públicas em todos os estados e no Distrito Federal, possibilitando ampla discussão com o objetivo de levar ao aperfeiçoamento e detalhamento de uma nova política nacional da EJA.

Metodologia da Problematização

Este método tem como princípio a relação problematizadora entre a teoria e a prática provocando a construção do conhecimento.  Na formação para a docência as questões provocadas pela Metodologia da Problematização podem provocar a capacidade de pensar do aluno visando alcançar a transformação da realidade.

Segundo Freire, problematizar é, a partir da realidade concreta do sujeito, criar o conflito cognitivo que o leve a recorrer a seu referencial, identificando o que precisa ser mudado nesta realidade e, com base num referencial científico, busque os conhecimentos necessários para, inicialmente compreendê-la, e, posteriormente, intervir no meio.

Fonte: http://seduc.to.gov.br/noticia/2016/7/1/tocantins-alcanca-3-colocacao-em-premio-nacional-do-projeto-inovaeja/

Acesse o Desafio da EducAção #ZikaZero de qualquer lugar a qualquer hora

04/07/2016

Desafio EducAção #ZikaZero em seu celular

O Desafio da EducAção ‪#‎ZikaZero‬ já começou, e você pode utilizar de qualquer lugar, inclusive do seu smartphone!

Baixe já e faça sua parte ajudando o país no combate contra o Aedes Aegypti e a Microcefalia, ainda disputando ótimos prêmios em dinheiro!

Confira o aplicativo (tanto para Android quanto IOS) nos links abaixo:
Google Play – Clique aqui
App Store – Clique aqui

InovaEja_efetividade

Fique por dentro dos resultados do InovaEJA!

01/07/2016

A fase da consulta pública do InovaEJA chegou ao fim e agradecemos imensamente a participação de todos! Com a ajuda da população conseguimos captar centenas de propostas inovadoras e relatos exitosos de experiências, que contribuirão para o desenvolvimento não só da EJA, mas também da educação em geral de nosso país.

E o projeto não para por aqui. Vamos agora avaliar todas as propostas e elaborar uma nova política para a Educação de Jovens e Adultos, que poderá ser colocada em prática por todos os cidadãos.

Para mais informações, acesse nosso site: http://inovaeja.mec.gov.br/

Ultima Semana - InovaEJA

Corra: é a última semana pra você participar!

24/06/2016

O InovaEJA é uma grande articulação do Governo Federal, governos estaduais, distrital e municipais, sociedade civil e movimentos sociais pela educação de jovens e adultos.

A primeira etapa do projeto já está em fase final. Não perca tempo! Você ainda pode fazer a diferença e mudar a educação dos nossos jovens e adultos.

Após o fim da etapa da chamada pública para recebimento das propostas e experiências, o projeto continuará em mais 3 fases:

➡ Análise dessas propostas e formação de uma nova política de educação de jovens e adultos;

➡ Monitoramento da implementação gradativa dessa nova política; e

➡ Audiência pública para discussão, organização e implementação com o intuito de melhorar a política.

Todas as novidades estarão disponíveis no site do projeto e você poderá acompanhar os resultados.

Acesse: http://inovaeja.mec.gov.br/