Arquivos da categoria: Artigos

População implementa ideia do Desafio da Sustentabilidade

26/10/2015

O Desafio da Sustentabilidade promovido pelo Ministério da Educação através do PrêmioIdeia, reuniu, entre os meses de novembro de 2014 a fevereiro de 2015, mais de 18 mil ideias para redução do consumo de água e energia nas instituições federais de ensino de todo o país.

Com auxílio de especialistas de diversas áreas que avaliaram todas estas ideias, o Ministério da Educação elaborou e disponibilizou para todas as instituições uma coletânea com as melhores soluções (veja a coletânea), que já estão sendo implementadas.

Mas, não são apenas as universidades e institutos que estão colocando em prática as boas ideias recebidas pela plataforma, muitas pessoas adotaram novos hábitos de consumo em suas próprias casas, compartilharam com seus familiares e vizinhos, e estão reduzindo os custos de suas contas.

É o caso dos moradores de um condomínio da cidade de Serra-ES que implementaram a ideia “Colocar garrafas PET preenchidas com água ou areia dentro das caixas de descarga” enviada pelo participante João Carlos S. Barbosa (veja a ideia), e estão economizando mais de 4 mil reais por mês na conta de água. Veja a reportagem a seguir:

Ideia implementada

Esta iniciativa também foi adotada por pessoas de outras regiões do país, que além de economizarem em suas contas, estão contribuindo para a sustentabilidade.

Ideia implementada

Ideia implementada

E você, já implementou ou conhece alguém que tenha implementado alguma ideia do Desafio da Sustentabilidade? Conte para nós através do e-mail contato@premioideia.com e vamos divulgar aqui também.

Veja a base completa de ideias do Desafio da Sustentabilidade no endereço: premioideia.mec.gov.br

Plataforma PrêmioIdeia

O PrêmioIdeia é uma plataforma de software que objetiva impulsionar o desenvolvimento de inovações de alto impacto por meio da participação e competição de colaboradores, clientes e cidadãos. Ele é amparado em um metodologia inédita de gestão da inovação com uso da participação social para co-criação de projetos inovadores.

Com a utilização do PrêmioIdeia, diversas empresas e governos, têm se beneficiado obtendo soluções inovadoras para diversas áreas da organização, tais como redução de custos, melhoria da qualidade de atendimento, melhoria de procedimentos internos de setores, redução de burocracia no atendimento, criação de novos serviços ou produtos, entre outros.

Baixe a coletânea de ideias do Desafio da Sustentabilidade

28/04/2015

O Ministério da Educação, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO), da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), lançou em 18 de setembro de 2014 o Projeto Desafio da Sustentabilidade, por meio do Edital nº 01/2014, objetivando identificar, avaliar e selecionar propostas inovadoras para a redução de custos nas Instituições Federais de Ensino, tendo como bases a participação social, a sustentabilidade e a eficiência do gasto público.

O Projeto Desafio da Sustentabilidade foi realizado na forma de uma grande consulta pública com a utilização de uma nova técnica, que incentiva a inovação aberta, chamada crowdstorming. Derivado do brainstorm, o crowdstorming é uma técnica de geração de ideais que envolve um grande número de participantes.

O projeto foi subdividido em dois temas, denominados desafios, apresentados e divulgados pelo MEC, a saber:

  • “Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas Instituições Federais de Ensino?” e;
  • “Como reduzir os gastos com o consumo de água nas Instituições Federais de Ensino?”

Durante três meses a sociedade pode apresentar suas ideias, bem como avaliar e aprimorar as ideias de outros participantes com comentários, “curtidas” e “não curtidas” acerca dos temas propostos. Além da ampla divulgação por meio das redes sociais, sites institucionais do governo, TV, rádio e mídias eletrônicas vinculadas a jornais de grande circulação, a participação social foi dinamizada e estimulada por meio da gamificação, isto é, uma competição entre os participantes em prol do objetivo do projeto com a previsão de premiação.

Durante aproximadamente 90 dias de consulta, foram reunidas mais de 18 mil ideias, sendo 9,6 mil sobre energia e mais de 8,6 mil referentes a água, com um total de mais de 1,6 milhão de comentários. Todas as Instituições Federais de Ensino aderiram ao desafio (63 Universidades Federais e 40 Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), totalizando mais de 13 mil usuários participantes no Brasil e em mais outros 22 países. Tempestivamente uma equipe de moderadores realizava a análise e avaliação prévia das ideias e comentários quanto a aderência ao escopo do projeto, previsto no edital.

Após essa avaliação inicial, foram identificadas 1.428 ideias, sendo 787 de energia e 641 de água, tendo por base critérios como o custo para implementação, a sustentabilidade e a redução de gastos.

Posteriormente, o MEC instituiu uma comissão composta por técnicos do MEC, professores, pesquisadores e especialistas das Universidades Federais e Institutos Federais, com experiência nas áreas de energia, recursos hídricos e sustentabilidade, que avaliou e classificou as ideias com base em critérios técnicos de viabilidade para a implementação, que foram selecionadas e organizadas nesta coletânea.

Esta coletânea, portanto, pretende disponibilizar, aos gestores das instituições federais de ensino e de outros órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, bem como a sociedade em geral, ideias e boas práticas para a redução de gastos com o consumo de água e energia elétrica.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A COLETÂNEA DO DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE.

Coletânea do Desafio da Sustentabilidade

Para que a inovação seja bem sucedida, é necessária uma boa gestão de projetos

05/11/2014

Gestão de projetos

Inovação normalmente faz referência uma série de adjetivos: criatividade, grandes ideias e uma abordagem mais descentralizada.

O gerenciamento de projetos, no entanto, evoca outras palavras: processo, hierarquia, listas de tarefas, testes e afins.

A realidade de inovação, de passar de “grande ideia” para “ideia executada”, exige um apoio do gerenciamento de projetos.

Como fazer a gestão de projetos e inovações serem compatíveis? Abaixo são relatadas três maneiras que podem auxiliar nesse processo.

1. Comece com algum tipo de programa de sugestão

Você precisa de uma estrutura para captar novas ideias e encaminhá-las para as pessoas corretas. Sem esse tipo de estrutura, o ambiente organizacional é criado apenas em torno de políticas e reuniões em excesso.

2. Capacitar os gestores a investir no programa

Uma abordagem de cima para baixo é essencial para programas de inovação de sucesso. Os gestores devem incentivar os funcionários no processo de geração de ideias.

3. Comece implementando uma pequena ideia

Pequenas mudanças que limitam as alterações em um único departamento são mais fáceis para testar um novo processo e encontrar sucesso.

A partir dessas três abordagens é possível verificar que gestão de projetos e inovação podem absolutamente existir. Na verdade, eles devem existir juntos. Alguns argumentam que para os dois conceitos coexistirem é necessário refazer a estrutura organizacional da empresa, porém isso não acontece do dia pra noite, sendo necessário realizar uma abordagem em curto prazo. Assim o processo de três passos acima é um bom instrumento de como começar essa mudança estrutural.